Não existe almoço grátis

Eu não sei se essa vai ser exatamente uma história, creio que vai ser mais uma lição de vida mesmo. Era pra ter sido postada ontem, já que foi acionada por um motorista de Uber que peguei. O título, “não existe almoço grátis” se refere a uma frase popular de economia. A ideia por trás dela é bem simples: Nada lhe é oferecido de graça, existe sempre alguém pagando a conta por algo que você está consumindo gratuitamente.

Essa “historinha” se passou ano passado. Não vou contar muitos detalhes sobre as situações que levaram a ela, algumas pessoas conhecem essa história. Acho que o mais importante é a lição que eu tirei de vida de tudo que aconteceu. Ficou combinado que eu ficaria de favor na casa de uma pessoa. Como eu a conhecia há muito tempo, não achei que esse fosse um problema – era menos um gasto pra mim, afinal. Não nado no dinheiro, como muitas pessoas pensam, afinal de contas. Muito pelo contrário. Se eu contasse sobre meus problemas financeiros aqui no Nemuritai, vocês cairiam para trás e me ajudariam no ko-fi ou no paypal (risos). Mas, de volta a história, logo percebi que hospitalidade não é de graça, assim como o almoço também não é.

É importante lembrar que, em vários momentos, achamos que alguma coisa nos é dada de graça, mas na verdade, nenhum serviço ou produto está sendo oferecido de graça. Sempre há alguém pagando por aquilo que consumimos gratuitamente. Quando o seu serviço de delivery favorito lhe faz uma promoção de frete grátis, tem alguém pagando o frete para que aquele entregador vá ao seu endereço lhe entregar seu pedido. Quando uma operadora lhe oferece uma promoção, existe, normalmente um contrato de fidelidade para que você, pague por aquela promoção ao decorrer do seu consumo nos próximos 12 meses. Quando te oferecem um trial de 30 dias, alguém está pagando para que você possa consumir por 30 dias aquele serviço “de graça”. É assim que o capitalismo funciona.

Parece simples dizer isso, e algo óbvio também, mas eu gostaria de relembrar que o capitalismo é um sistema que visa o lucro. E a maneira mais fácil de lucrar, é, obviamente, comprando barato e revendendo mais caro. Então, por que razões alguém ofereceria um serviço ou produto gratuitamente? Então, chegamos a nossa singela frase-título. “Não existe almoço grátis”, ninguém oferece nada gratuitamente. Existe sempre uma condição para que o gratuito passe a valer, perceba. Para o frete ser grátis, você precisa gastar mais que X reais. Para que você receba tal promoção, você precisa concordar em manter seu número por mais 12 meses ou haverá quebra de contrato e multa. O trial de 30 dias normalmente te lembra o tempo inteiro das maravilhas que seria se você comprasse aquele programa e do quanto você está perdendo por não comprá-lo neste exato momento.

O local que eu fiquei também não foi de graça durante essa viagem. Me custou passar por momentos desagradáveis e não poder reclamar. Me custou uma amizade. Me custou situações que eu nunca esperava ser julgada da maneira que fui, e sequer tive a oportunidade de me defender. A gente pensa que as coisas são feitas de bom grado, mas nem sempre elas são assim; às vezes elas são feitas pela simples razão de… terem de ser feitas.

Acho que o que eu quero dizer com isso é que não espere que as pessoas te entendam ou de alguma maneira vão de tratar como você as trata. Isso não existe. Nessa vida, você vai ser importante enquanto for útil, e depois vai ser descartado por aqueles que não ligam para você. Só permanece quem não te trata como serviço ou produto e sim como um humano. E é fácil saber quando você está sendo tratado como serviço ou produto. Só olhe ao redor. Se um produto está te sendo oferecido de graça então isso é sinal de que o produto é você.

Lembre-se disso sempre.

Se um produto está sendo dado de graça, significa que o produto é você.

Não existe almoço grátis.

Nenhum empresário produz algo que não dê lucro, ninguém entra no mercado para perder.

E então, você quer mesmo continuar sendo garoto propaganda daquela marca famosa sem ganhar um tostão por isso?

 

Essa história é parte do desafio do Nanowrimo 2020, e está sob a tag “Aconteceu Comigo”. Os fatos são reais, mas algumas informações foram modificadas para segurança dos envolvidos.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *